Tecnologia
1. Nanotech Industrial Solutions (NIS) é o único fabricante mundial de partículas de tamanho nano esféricas de nano-fulereno Inorgânico de dissulfeto de tungsténio e fabricante do aditivo Nanolub AC-1000 AW/AF. A NIS é uma empresa norte-americana.
Estas partículas revolucionárias foram criados em 1992 no Instituto de Ciência Weizmann em Israel. Esta tecnologia está licenciada exclusivamente á NIS para produção e comercialização em todo o mundo. A NIS tem atraído os melhores cientistas e engenheiros no campo da nano tecnologia e química. Estas partículas têm um vasto campo de aplicações já identificadas, com destaque para óleos lubrificantes, massas lubrificantes, tintas, fluidos de maquinação, polímeros e compósitos.
NIS é o produtor exclusivo á escala industrial de nano-partículas de fulereno-inorgânicos em todo o mundo.
NIS foi a primeira empresa a ter sucesso na produção e comercialização de nano-estruturas com múltiplas camadas tubulares e esféricas a partir de materiais inorgânicos. O primeiro composto inorgânico sintetizado pela NanoMaterials (subsidiária da NIS) foi o dissulfeto de tungsténio (WS₂) em multi-camadas, com formas esféricas e tubulares.
Estas partículas têm propriedades notáveis tais como elevada resistência a altas pressões, calor e impacto; tem ainda uma baixa toxicidade e uma elevada capacidade de absorção de choques. Com formulações adequadas, estas propriedades facilitam a criação de produtos industriais de alto desempenho tais como na formulação de lubrificantes, materiais compósitos, tintas, revestimentos e polímeros.
A utilização destas partículas na formulação de produtos industriais tem as seguintes vantagens:
- Melhor desempenho sob condições de serviço extremas
- Melhor resistência ao impacto
- Maior eficiência energética
- Ambientalmente amigável e segura na sua utilização
- Em muitas aplicações, tais como em aditivos para óleo de motores, tem a capacidade de aumentar a vida útil dos equipamentos, reduzir o tempo de inatividade dos equipamentos e assim reduzir os seus custos de manutenção e exploração.
2. Novas Nano partículas inorgânicas de tipo Fulereno
A plataforma tecnológica do NIS pode produzir estruturas esféricas extremamente uniformes e altamente simétricas, constituídas por 20 a 100 camadas concêntricas de compostos inorgânicos. O diâmetro da partícula primária pode variar entre 120 e 280 nm. Estas partículas dispostas em várias camadas são extremamente resistentes à temperatura e pressão. Além disso as suas camadas externas esfoliam sob pressão extrema, ligando-se com as superfícies de trabalho para preencher asperezas de desgaste e assim criar uma camada contínua “ Super lubrificante”.
O campo dos lubrificantes foi uma primeira aplicação natural para estes nano-fulerenos inorgânicos. Como "agentes de super lubrificação", os nano-fulerenos WS2 provaram ter capacidade para reduzir o desgaste por atrito mecânico até 30%, dependendo do óleo de base e das condições de trabalho. Também foi estabelecido que a eficiência tribológica dos nano-fullerenos NIS WS₂ realmente aumentam com a pressão de contato.
3. O que são fulerenos?
O nome de fulerenos tem origem no arquitecto Richard Buckminster Fuller, que popularizou a cúpula geodésica. As partículas que têm forma semelhante, conforme designado por Richard Fuller, herdaram o seu apelido. As Nano partículas da NIS designam-se por “Inorgânicas do tipo Fulereno” por semelhança com a geometria esférica e núcleo oco – semelhantes a fulerenos de carbono. As nano partículas inorgânicas de linha completa (IF-MXy onde M- é metal de transição e X - grupo de calcogénio da tabela periódica) foram descobertas pelo professor Reshef Tenne em 1992.
4. Quais as diferenças entre partículas de MoS2 de plaquetas (Moly) e partículas semelhantes a Fulerenos?
O 2H-MoS2 hexagonal regular, 2H-WS2, a grafite, o nitrito de boro etc. são partículas de tipo plaquetas, ou, por outras palavras, planas. Em 2H-MoS2 ou 2H-WS2 (fórmula geral 2H-MXy), cada átomo de metal é covalentemente ligado a seis átomos de calcogénio (enxofre neste caso). O empilhamento de cada camada plana em conjunto (X-M-X) é alcançado através de forças fracas de Van der Waals. Por outro lado, partículas de Fulerene (IF-MoS2 ou IF-WS2) possuem geometria esférica, podendo ser chamadas de partículas 3D.
Embora a ligação entre átomos e camadas seja a mesma que nas partículas hexagonais, existem benefícios significativos da estrutura de dissulfureto de molibdênio em aplicações extremas, graças à morfologia de fulereno única.
A geometria esférica das partículas permite que elas atuem como:
- Rolamentos nano de esferas (rotação)
- Absorventes de choque nano (devido ao núcleo oco)
- Suavização superficial de sólidos nano (cobrindo irregularidades superfíciais)
5. Como funcionam as Nano partículas inorgânicas do tipo Fulereno
Comparado com a forma plaquetária comercialmente disponível de WS2 (2H-WS2), as principais vantagens das nano partículas inorgânicas do tipo fulereno (IF-WS2) são:
- Tamanho nano verdadeiro: as partículas IF-WS2 estão na faixa de 120-280 nm enquanto as 2H-WS2 estão geralmente na gama de vários microns (1-5 μm).
- IF-WS2 tem nano estruturas fechadas,tornando-as quimicamente estáveis e uma geometria esférica com um núcleo oco que proporciona uma alta resistência ao impacto (até 35 GPa) e atua como amortecedor em aplicações submetidas a cargas elevadas e de impacto.